O QUE É A VERDADE?

O QUE É A VERDADE?

2018julho21 Casamento AnaSamuel R. Pinheiro

Aí está uma pergunta inteligente, pertinente e dirigida à pessoa certa! Infelizmente quem protagonizou esta iniciativa não esperou pela resposta que poderia mudar por completo a sua vida, embora exigisse simultaneamente uma mudança radical de rumo!
A pergunta foi formulada por Pilatos e dirigida à pessoa de Jesus a terminar uma interpelação sobre se Jesus era o rei dos judeus. A conversa é muito interessante porque Jesus usa as perguntas como resposta a Pilatos às suas próprias interrogações:
“Pilatos voltou para dentro do palácio e mandou que lhe levassem jesus. ‘És o rei dos judeus?’, perguntou-lhe.
Jesus replicou: ‘Perguntas isso de ti mesmo ou são outros que o querem saber?’
´Sou porventura judeu?’, replicou Pilatos. O teu povo e os principais sacerdotes é que te trouxeram aqui. Que fizeste?’
Então Jesus respondeu: ‘Não sou um rei terreno. Se o fosse, os meus discípulos teriam lutado, quando os judeus me prenderam. Mas o meu reino não é deste mundo.’
‘Então és rei?’, perguntou Pilatos.
Jesus respondeu: ‘Tens razão em dizer que sou rei. De facto, foi para isso que nasci. E vim para trazer a verdade ao mundo. Todos os que amam a verdade escutam a minha voz.’
‘O que é a verdade?’, perguntou Pilatos. Tornando a sair ao povo, anunciou: ‘Ele não é culpado de crime algum. Todavia, é vosso costume pedir-me que solte alguém da prisão todos os anos pela Páscoa.’ E perguntou: ‘Então, não querem que vos solte o rei dos judeus?’
Mas eles, em alta gritaria, responderam: ‘Não! Não soltes este, mas sim Barrabás!’ Barrabás era um salteador.” (João 18:33-40- OL).

Diante de Pilatos estava o único que lhe podia dar a resposta para a pergunta que bailava na sua mente e coração, e para a qual nunca tinha obtido uma resposta satisfatória. Jesus foi bem claro e objetivo: “(…) vim para trazer a verdade ao mundo. Todos os que amam a verdade escutam a minha voz.” Como Mestre dos mestres, como alguém que conhece o mais íntimo dos corações de todos os homens e mulheres, Jesus desvenda a razão pela qual as pessoas ouvem a Sua voz: “Todos os que amam a verdade escutam a minha voz.”
Amar a verdade significa desejá-la acima de tudo e de todos, e mantê-la independentemente das reações que se possam levantar contra ela, o que estava precisamente a acontecer com os religiosos em relação a Jesus. Os religiosos e a multidão estavam declaradamente contra a verdade, e o governador romano estava mais preocupado com a sua popularidade, com a acusação que podiam levantar sobre ele perante o imperador. Jesus declarara-se rei e isso era intolerável por parte de um cidadão sob o domínio de Roma. Mas Jesus não é um rei terreno, não é um rei deste mundo nem à semelhança das autoridades deste mundo.
Numa outra ocasião narrada por este mesmo evangelho Jesus disse para os Seus discípulos: “Sou eu o caminho. Sim, e a verdade e a vida. Ninguém pode chegar ao Pai sem ser através de mim.” (João 14:6 – OL). Numa outra oportunidade para os que entre a multidão criam Nele: “Serão verdadeiramente meus discípulos se viverem obedecendo aos meus ensinos. E conhecerão a verdade e a verdade vos tornará livres.” (João 8:31,32 – OL).
Ainda hoje é assim. A verdade em termos espirituais não é um postulado filosófico ou um enunciado religioso. A verdade é a Pessoa que criou os céus e a terra, que participou com o Pai e o Espírito Santo na criação do homem e da mulher, e que tomou a forma humana para nos dar a conhecer Deus e o Seu amor, o nosso estado deplorável porque fomos criados para refletir a glória do Senhor dos céus e da terra e fomos dela destituídos, e pela Sua morte nos trazer de volta à harmonia com o Deus trino. Você ama a verdade? Escute a voz de Jesus!

Samuel R. Pinheiro

HOME | o_melhor (wixsite.com)